Previsões para a praia da Costa da Caparica
Click sobre a área marcada para ver a previsão para a praia
Previsões praia Costa da Caparica

Este produto tem como objetivo promover a utilização segura das zonas balneares por parte de quem as frequenta, servindo ainda de ferramenta de planeamento para as entidades responsáveis pela segurança balnear nas suas atividades de prevenção e alerta.
São disponibilizadas previsões a cinco dias da agitação marítima (altura significativa, período e direção da ondulação) e do campo de vento à superfície do mar (intensidade e direção) sobre toda a área considerada, assim como a cobertura de nuvens e maré.
Valores característicos dos parâmetros de agitação marítima na rebentação (altura significativa, profundidade, distância da rebentação à linha de costa e comprimento de onda) são apresentados em formato tabular para várias praias.
Esta é a primeira versão do produto 'nas Praias' sujeito ainda a investigação e desenvolvimento.

A informação metereológica provém dos modelos ECMWF, ALADIN e AROME, fornecidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no âmbito da colaboração deste Instituto com o IH.

Legenda da simbologia:

Legenda da simbologia do produto de previsões para as praias

Mais informações:

Diariamente, o Instituto Hidrográfico (IH) recebe os resultados de diferentes modelos meteorológicos, através de convénio com outros laboratórios nacionais e internacionais, e corre operacionalmente diferentes modelos de agitação marítima, que cobrem a escalas Global, Regional, Litoral e Portuária.
Esta informação é disponibilizada à escala global com uma resolução de 0.5 graus (cerca de 55 Km) e resulta do modelo meteorológico GFS (NOAA) e do modelo de agitação marítima WW3 (operado diariamente no IH).
Nas áreas regionais, de interesse nacional, são utilizados outros modelos meteorológicos, como são exemplo o ECMWF, com uma resolução de 0.125 graus (cerca de 13.5 km) e o ALADIN (IPMA), com a resolução de 6 minutos (cerca de 10 km).
Nos domínios costeiros utilizam-se modelos de agitação marítima mais adequados a águas de menor profundidade; o modelo espectral SWAN, com resolução espacial que pode variar entre 6 segundos (cerca de 180 m) e 2 segundos (cerca de 60 m), e o modelo de onda dominante SMARTWAVE desenvolvido no IH usado nas aplicações “Portos e Aproximações” e “Praias”, com resolução de 0.5 segundos (cerca de 15 m).

Declaração de Exoneração da Responsabilidade:

A presente informação meteo-oceanográfica é disponibilizada a título meramente informativo. Assim, o Instituto Hidrográfico não se responsabiliza por falhas de informação ou por imprecisões nos resultados do seu sistema operacional.



 0   0   0