Levantamentos Hidrográficos

No Instituto Hidrográfico os levantamentos hidrográficos são efetuados com sondadores acústicos de feixe simples, de multifeixe ou com sistemas interferométricos, para a medição de profun-didades e utilizando sistemas de satélite (GNSS) com correções para posicionamento de elevada precisão.

A medição de profundidades com sistemas acústicos de feixe simples garante a medição na vertical da plataforma de sondagem, sendo geralmente utilizado em zonas menos profundas.
A utilização dos sistemas interferométricos está reservada também para zonas menos profundas, sendo que estes sistemas permitem um melhor conhecimento do fundo.
Com sistemas acústicos de multifeixe a medição é mais rigorosa, sendo usualmente utilizados para zonas de profundidade superior a 5m.

Ambos os sistemas, Multifeixe e Interferométricos, adquirem dados de profundidade ao longo de uma faixa transversal à plataforma, sendo que a largura dessa faixa de sondagem depende da profundidade, permitindo assegurar uma cobertura completa do fundo e, assim, garantir a deteção das profundidades mínimas relevantes para a segurança da navegação, bem como de qualquer estrutura, que possa constituir perigo para a navegação.



Levantamentos Hidrográficos
 2018-03-27   141 / 141 / 6559;