O Instituto Hidrográfico

O Instituto Hidrográfico (IH), órgão da Marinha Portuguesa, foi criado pelo Decreto-Lei n.º 43177, de 22 de Setembro de 1960.

O Instituto Hidrográfico (IH), órgão da Marinha Portuguesa, foi criado pelo Decreto-Lei n.º 43177, de 22 de Setembro de 1960. O IH funciona na direta dependência do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, sendo a competência relativa à definição das orientações estratégicas, bem como ao acompanhamento da sua execução, exercida pelo Ministro da Defesa Nacional em articulação com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com a Ministra do Mar. O IH é reconhecido como Laboratório do Estado, gozando de autonomia administrativa e financeira.

Missão:

O IH tem por missão fundamental assegurar atividades relacionadas com as ciências e técnicas do mar, tendo em vista a sua aplicação na área militar, e contribuir para o desenvolvimento do País nas áreas científica e de defesa do ambiente marinho.

Visão:

Ser um centro de referência no conhecimento e na investigação do mar.
Elementos de descodificação da visão:

  • Segurança da navegação;
  • Aplicação militar;
  • Investigação aplicada;
  • Multidisciplinaridade;
  • Projeção nacional e internacional;
  • Proteção do meio marinho;
  • Desenvolvimento sustentável de Portugal;
  • Centro agregador de informação e conhecimento.

Valores:

  • Ética - Fazer com princípios; contexto de aplicação individual, organizacional, social e ambiental;
  • Excelência - Fazer melhor; maior produção, com maior qualidade e utilizando menos recursos, procurando superarmo-nos em permanência;
  • Inovação - Fazer diferente; criação de novos produtos/ serviços e métodos de trabalho, antecipação das necessidades dos stakeholders;
  • Compromisso - Fazer com dedicação; pertença e identificação com a organização (e uns com os outros), assumindo uma ligação sem reservas.

Competências transversais:

(Conjunto de competências que todos os colaboradores do IH devem possuir, para o sucesso da organização):

  • Flexibilidade e disposição para a mudança;
  • Espírito de equipa e atitude positiva;
  • Orientação para os resultados e qualidade do serviço;
  • Pró-actividade;
  • Responsabilidade e compromisso com o serviço;
  • Sentido de serviço público.


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