Laboratórios

Os Laboratórios do Instituto Hidrográfico: Laboratório de Calibração, Laboratório da Química e Poluição do Meio Marinho e Laboratório de Sedimentologia são acreditados segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 (certificados nº L0490-1 e nº M0091-1 pelo IPAC).

Laboratório da Química e Poluição do Meio Marinho

A preservação do ambiente marinho implica o conhecimento da qualidade das águas de forma a avaliar as consequências da introdução, pelo homem, direta ou indiretamente, de substâncias ou energia que provoquem efeitos na saúde humana, danos aos recursos vivos e aos ecossistemas marinhos.

Os Laboratórios de Química e Poluição do Meio Marinho conduzem a sua atividade efetuando estudos de monitorização para a avaliação do estado da qualidade do meio marinho, desenvolvendo e implementando as metodologias analíticas apropriadas nos diferentes compartimentos.

Os métodos utilizados nos nossos laboratórios estão devidamente adaptados para a matriz salina, não sendo, portanto, métodos normalizados. Os métodos de ensaio estão validados e uma grande parte estão acreditados pelo IPAC. O laboratório efetua exercícios de intercalibração com laboratórios congéneres europeus para validação dos resultados.
Os laboratórios encontram-se organizados em dois sectores: setor de inorgânica e setor de orgânica, de acordo com as metodologias analíticas utilizadas.

 

Laboratório de Sedimentologia – Geologia Marinha

O laboratório de Sedimentologia faz parte da Divisão de Geologia Marinha (GM) do Instituto Hidrográfico (IH). É aqui que se efetuam todas as análises necessárias ao cumprimento das atribuições do Instituto Hidrográfico.

O Laboratório de Sedimentologia localiza-se no edifício sede do IH, localizado na Rua das Trinas, e é constituído pelas seguintes áreas técnicas:

  • Laboratório central, que engloba os sectores da granulometria clássica e core logging;
  • Sala de receção de amostras e abertura de corers (amostras verticais de sedimentos);
  • Sala de moagens;
  • Sala de geotecnia e fotografia;
  • Sala da granulometria laser;
  • Sala do carbono;
  • Sala do DRX – Difratómetro de Raio-X;
  • Sala de lavagens.

Tendo sido remodeladas em 2006 as atuais instalações laboratoriais permitem responder a novos e mais exigentes requisitos, com diversos ensaios acreditados no âmbito da norma ISO/IEC 17025 (de acordo com o anexo técnico do IPAC L0490A1 de 2017-03-10).

O laboratório de Sedimentologia da GM constitui uma unidade autónoma, com capacidade para realizar análises laboratoriais em sedimentos estuarinos e marinhos e em material particulado em suspensão. As análises são efetuadas no âmbito de diversos projetos de investigação (I&D) e de diferentes prestações de serviços, tanto internas como externas ao IH; associadas a ações de cooperação com outros organismos congéneres; e em resposta a solicitações da própria marinha.

 

Laboratório de Calibração do Centro de Instrumentação Marítima

O Laboratório de Calibração encontra-se localizado no Centro de Instrumentação Marítima e é destinado à realização de ensaios de calibração de instrumentos hidro-oceanográficos na área da pressão hidrostática, da temperatura, da condutividade elétrica, da humidade relativa e da velocidade de propagação do som.



Laboratórios
Laboratório de preparação de hidrocarbonetos - Laboratório da Química e Poluição do Meio Marinho
Laboratório central de Sedimentologia – Geologia Marinha
Laboratório de Calibração do Centro de Instrumentação Marítima
 2018-10-02   64 / 64 / 6559;