Centro de Instrumentação Marítima

O Instituto Hidrográfico (IH) dispõe de um Centro de Instrumentação Marítima instalado na Base Hidrográfica Vice-almirante Sarmento Gouveia.

No Centro de Instrumentação Marítima é assegurada a calibração, a manutenção e desenvolvimento, bem como a colaboração técnica no treino e na operação de sistemas, equipamentos e instrumentos técnico-científicos, utilizados na observação do meio marinho e na investigação no âmbito das Ciências do Mar.
Neste Centro também é potenciado o desenvolvimento tecnológico na área dos sistemas de observação, beneficiando do conhecimento e da experiência existente no IH, em cooperação com outras estruturas do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e empresas do setor.

O Centro colabora na formação e treino do pessoal do IH, promovendo estágios, em especial, para pessoal da Escola Naval, da Escola de Tecnologias Navais (ETNA), de Universidades e de Laboratórios do Estado.

 

O Centro de Instrumentação Marítima compreende:

  • Laboratório de Calibração, destinado à realização de ensaios de calibração de instrumentos hidro-oceanográficos na área da pressão hidrostática, da temperatura, da condutividade elétrica, da humidade relativa e da velocidade de propagação do som;

  • Setor de manutenção e desenvolvimento, para a realização das manutenções preventivas e corretivas e dos desenvolvimentos dos sistemas, equipamentos e instrumentos técnico-científicos, que compreende as oficinas de eletrónica, eletricidade, mecânica de precisão, motores de combustão, serralharia e carpintaria, bem como o serviço de embarcações.



Centro de Instrumentação Marítima
Centro de Instrumentação Marítima
 2018-10-02   58 / 58 / 6559;