Este produto tem por objetivo apoiar a náutica de recreio no planeamento e na condução de viagens, nomeadamente na seleção das rotas mais adequadas à sua navegação.
São disponibilizadas, para todo o território nacional, previsões da agitação marítima (altura significativa, período e direção da ondulação) e do campo do vento à superfície do mar (intensidade e direção do vento).
Esta ferramenta antecipa em cinco dias as condições de navegabilidade entre os diferentes portos nacionais (Continente e Arquipélagos da Madeira e dos Açores).
Diariamente, o Instituto Hidrográfico (IH) recebe os resultados de diferentes modelos meteorológicos, através de convénio com outros laboratórios nacionais e internacionais, e corre operacionalmente diferentes modelos de agitação marítima, que cobrem a escalas Global, Regional, Litoral e Portuária.
Esta informação é disponibilizada à escala global com uma resolução de 0.5 graus (cerca de 55 Km) e resulta do modelo meteorológico GFS (NOAA) e do modelo de agitação marítima WW3 (operado diariamente no IH).
Nas áreas regionais, de interesse nacional, são utilizados outros modelos meteorológicos, como são exemplo o ECMWF, com uma resolução de 0.125 graus (cerca de 13.5 km) e o ALADIN (IPMA), com a resolução de 6 minutos (cerca de 10 km).
Nos domínios costeiros utilizam-se modelos de agitação marítima mais adequados a águas de menor profundidade; o modelo espectral SWAN, com resolução espacial que pode variar entre 6 segundos (cerca de 180 m) e 2 segundos (cerca de 60 m), e o modelo de onda dominante SMARTWAVE desenvolvido no IH usado nas aplicações “Portos e Aproximações” e “Praias”, com resolução de 0.5 segundos (cerca de 15 m).
A informação metereológica provém dos modelos ECMWF, ALADIN e AROME, fornecidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no âmbito da colaboração deste Instituto com o IH.
A presente informação meteo-oceanográfica é disponibilizada a título meramente informativo.
Assim, o Instituto Hidrográfico não se responsabiliza por falhas de informação ou por imprecisões nos resultados do seu sistema operacional.