Standard S-100

A próxima geração de Cartas Eletrónicas de Navegação (ENCs)

O S-100 “Universal Hydrographic Data Model” é um novo standard da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), que define a estrutura teórica de suporte de um novo modelo de dados hidrográficos mais completo e abrangente, delineado para dar resposta a uma grande diversidade de propósitos e utilizadores. Inclui uma série de novos produtos e serviços compatíveis entre si e interoperáveis com a última geração de cartas eletrónicas de navegação, que pretende, por exemplo, reforçar uma navegação mais segura, ajustável em tempo real com modelos, dados e observações fidedignas tornando-a mais eficiente e eficaz, apoiar a gestão marítimo-portuária, contribuir para estudos técnico-científicos e promover a sustentabilidade e preservação do meio marinho.

São de destacar os standards S-101, S-102, S-104, S-111 e S-124.

O que é o S-101?

O S-101 é o novo standard para a produção e distribuição das Cartas Eletrónicas de Navegação (ENCs), alinhado com a nova estrutura e modelo de dados hidrográficos S-100, da Organização Hidrográfica Internacional (OHI).

O S-101 será a especificação do produto que definirá a forma como os serviços hidrográficos vão produzir e distribuir as ENC para visualização no ECDIS, substituindo o standard atual, o S-57, e será totalmente interoperável com uma vasta gama de outros conjuntos de dados hidrográficos e marinhos como parte do ecossistema mais amplo definido no âmbito do S-100.

Em que medida diferem as ENC S-101 das atuais ENC S-57?

O S-57 foi formalmente adotado em 1992 e foi implementado pela IHO para permitir a troca de informação hidrográfica entre institutos hidrográficos, fabricantes de ECDIS, navegadores e outros utilizadores. No entanto encontra-se “congelado” desde a edição 3.1 (novembro, 2000), não sendo possível a sua atualização de forma a acompanhar a evolução da navegação para o conceito “e-navigation” apresentado e regulamentado pela IMO (International Maritime Organization).

O S-101 não constitui uma reformulação radical em relação ao S-57, no entanto reflete alterações ao nível da estrutura e modelo de dados de forma a acomodar este novo conceito.

O S-101 será a camada de base para outros conjuntos de dados interoperáveis do universo do S-100, ​​e será muito mais flexível para acomodar uma vasta gama de produtos e serviços, não só relacionados com a navegação, mas também com o meio marinho. Embora muitos aspetos das ENC permaneçam os mesmos, haverá algumas diferenças importantes na representação dos dados de navegação, todos desenvolvidos a pensar no utilizador.

As ENC S-101 manterão, de forma intencional, a mesma aparência e visualização no ECDIS que atuais ENC S-57, tal como os navegadores estão habituados, de forma a manter a familiaridade no seu uso, promovendo a consciência situacional e continuando a garantir a segurança da navegação.

Quando é que os navegadores poderão começar a usar as ENC S-101?

A nova resolução da IMO “Performance standards for ECDIS”, adotada em novembro de 2022, permitirá que as empresas de transporte marítimo se adaptem ao ECDIS compatível com o S-100 a partir de 2026. O novo ECDIS S-100 suportará também a visualização de dados S-57 juntamente com os novos produtos S-100 (Dual Fuel Period).

A partir de 2029, todos os novos ECDIS instalados a bordo deverão ser compatíveis e estar de acordo com o S-100 Performance Standard da IMO.

O Instituto Hidrográfico está alinhado com o planeamento internacional da OHI e da IMO e pretende começar a produção operacional de ENC S-101, de forma faseada, a partir de 2026.

S-100 Data Model

S-100 Data Model

11Icon de visualizações

2025-03-11