Standard S-100
S-111 — Correntes Superficiais
O que é o S-111?
O produto S-111, desenvolvido no âmbito da norma S-100 da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), define o formato e a estrutura de dados para a representação das correntes à superfície do mar, com o objetivo de apoiar a segurança da navegação, o planeamento de operações marítimas e a gestão de tráfego marítimo.
O Instituto Hidrográfico encontra-se a desenvolver este subproduto S-111, visando a sua implementação operacional e distribuição à comunidade navegante, com base em dados observacionais e de previsão numérica de correntes superficiais.
Qual a sua Organização e Estrutura?
O modelo S-111 segue uma estrutura hierárquica compatível com outros produtos eletrónicos de navegação (por exemplo, ENC S-101 e S-104), assegurando a interoperabilidade entre diferentes camadas de informação marítima quando utilizado em Sistemas de Informação e Visualização de Cartas Eletrónicas (ECDIS).
Cada dataset S-111 deverá incluir os valores dos componentes zonal (u) e meridional (v) das correntes à superfície, bem como os metadados caracterizadores desses valores — nomeadamente a origem dos dados, a resolução espacial e temporal e os indicadores de qualidade.
Por integrarem informação temporal com resoluções variáveis (por exemplo, 15 minutos ou 1 hora), estes produtos serão relevantes para a previsão, planeamento e apoio à navegação em tempo quase real.
Qual será o seu Formato e Acesso?
Os dados S-111, de acordo com as especificações de produto, serão disponibilizados em formato digital HDF5, compatível com o modelo de dados S-100 Edition 5.0.
Após a conclusão do processo de desenvolvimento e validação, os produtos serão acessíveis através de plataformas de difusão de produtos S-100 destinadas a utilizadores institucionais e à comunidade marítima.
Especificação de Produto S-111
