Standard S-100

O S-102 é um standard dedicado à superfície batimétrica.

O que é o S-102?

O S-102 é um standard dedicado à superfície batimétrica. Pretende padronizar a informação de batimetria, enquanto produto certificado e compatível com os restantes produtos S-100, tendo como objetivo primário servir de apoio à navegação e manobrabilidade dos navios, assim como otimizar rotas marítimas de forma mais precisa e segura.

Este standard, define uma estrutura comum para superfícies batimétricas de grade regular, em codificação HDF5 acompanhada com metadados estruturados.

Qual a mais valia do produto S-102?

O S-102 disponibiliza, pela primeira vez aos Navegantes (e restantes utilizadores) uma representação detalhada da geomorfologia do fundo, compatível com a carta eletrónica S-101, criada a partir de dados batimétricos de alta resolução, permitindo uma visualização completa do fundo.

A grande mais valia para os navegantes é ter acesso a toda a gama de profundidades e poder definir diretamente no S-102 as águas livres adequadas ao seu navio.

As isóbatas representadas na carta eletrónica S-101 correspondem a valores de profundidade pré- definidas (0,2,5,10,15,20,…), com o S-102, por exemplo um navio com 7.6 m de calado, pode definir a sua própria isóbata de segurança e redesenhar as águas livres, otimizando o seu planeamento em função do fundo disponível, deixando de se restringir pelo valor da isóbata mais próxima disponível na carta.

Outro exemplo do uso do S-102 será o apoio à decisão na gestão das áreas de atracação. Conjugando as dimensões e formas conhecidas de um navio (calado, boca, comprimento, configuração) com a informação detalhada do fundo do S-102, a entidade portuária e/ou o próprio navio, pode(m) analisar a localização e a extensão das mínimas de um cais e perceber se a sonda mínima representada na carta tem ou não implicações na segurança do seu navio.

Qual a mais valia da interoperabilidade entre o S-102 e o S-104?

Se isoladamente o S-102 já traz a grande vantagem de definir as águas livres ajustadas às características do navio, juntando as observações maregráficas em tempo real do S-104, passamos a ter a capacidade de construir uma superfície batimétrica instantânea, cujo valor de z corresponde à altura de água disponível a cada instante, o que permitirá ao navegante (e às entidades portuárias) fazer em tempo real, um acompanhamento tridimensional da sua navegação.

Recorrendo às previsões da tabela de marés também disponibilizadas no produto S-104 e, cruzando-as com o S-102, será possível refazer planeamentos, otimizar rotas e minimizar tempos de espera.

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2025-10-06