topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Hidrográfico na Baía de Luanda – Angola, inserido na campanha Mar Aberto 21.2

Uma equipa da Brigada Hidrográfica (BH), constituída por 5 militares, realizou um levantamento hidrográfico na Baía de Luanda no período de 29 de novembro a 17 de dezembro de 2021, enquadrado na iniciativa Mar Aberto 21.2.

Os trabalhos de sondagem tiveram como principal objetivo a atualização da CN360, carta náutica do Porto de Luanda, cuja edição em vigor é de fevereiro de 1971.

O segundo objetivo foi colaborar na operacionalização da embarcação Kilamba do Instituto Hidrográfico e de Sinalização Marítima de Angola (IHSMA), equipada com um sistema sondador multifeixe EM2040C e dar treino on-the-job a três técnicos do IHSMA e 2 oficiais da Marinha Angolana.

A BH utilizou a lancha hidrográfica Mergulhão, equipada com um sistema multifeixe de grande resolução, embarcada no NRP Dom Carlos para os trabalhos de sondagem no interior do porto de Luanda. Este meio esteve disponível de 5 a 14 de dezembro, durante a permanência do navio em Luanda. O NRP Dom Carlos realizou sondagens na área exterior do porto.

Em complemento aos trabalhos de sondagem, foram ainda desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Instalação e operacionalização do sistema sondador multifeixe na embarcação Kilamba;
  • Topografia de cais em dois locais distinto, por forma a apoiar os trabalhos de georreferenciação da topografia a realizar com recurso a imagens satélite;
  • Coordenação de ajudas à navegação na área de sondagem;
  • Coordenação de um ponto de apoio, com nivelamento geométrico, para estudo da ondulação do geoide durante 6h, instalação de uma estação de referência por GSM NTRIP e coordenação de forma expedita de uma marca de nivelamento local;
  • Estudo e comparação da maré observada em marégrafos e com as previsões astronómicas.

A equipa envolvida sentiu-se completamente realizada por ter conseguido cumprir a totalidade da missão que lhe foi atribuída, num curto espaço de tempo.

Houve ainda oportunidade para complementar a sondagem na área de trabalho atribuída ao NRP Dom Carlos e contribuir para a formação das equipas angolanas, que estiveram integradas.

  2021-12-28    608 / 607 / 240169;