topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Dia Mundial da Hidrografia comemorado no IH

Decorreu hoje no Instituto Hidrográfico (IH) uma sessão temática comemorativa do Dia Mundial da Hidrografia. Este dia, referenciado a 21 de junho, tem como mote, no ano de 2019, “A informação hidrográfica, motor do conhecimento do meio marinho”.

Num primeiro painel, hidrógrafos, técnicos e investigadores apresentaram interessantes exemplos do trabalho que se faz no IH sobre a matéria.

Num segundo painel, um conjunto de convidados provenientes do Estado, da academia e da indústria abordaram a utilização da informação hidrográfica nas suas atividades. Neste painel foi ainda apresentado o contributo da Hidrografia para as operações marítimas, sejam elas da Marinha ou da Autoridade Marítima Nacional.

A sessão reforçou o papel crucial da Informação Hidrográfica na criação de Conhecimento, sem o qual não é possível o suporte de todas atividades ligadas ao meio marinho.

Relembrando as palavras do atual Secretário-geral da Organização Hidrográfica Internacional “Hydrographic information driving marine knowledge helps us remember that hydrography touches our everyday lives”.

  2019-06-26    500 / 499 / 241208;