topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Hidrográfico no Arquipélago dos Açores – Ilha das Flores

Desde o mês de abril que a Brigada Hidrográfica tem levado a cabo a realização de levantamentos hidrográficos em todo o arquipélago dos Açores, tendo já sondado as áreas costeiras das ilhas de S. Miguel, Pico, Faial, São Jorge, Graciosa e Flores.

Recentemente foram concluídos os levantamentos na ilha Graciosa, com uma embarcação alugada, a Scorpion, equipada com um transdutor Kongsberg EM 2040C e um Seapath 130, instalados numa estrutura manufaturada pelos militares da Brigada Hidrográfica para adaptação destes equipamentos a uma embarcação que nunca tinha sido utilizada no âmbito da hidrografia.

Está ainda uma equipa na ilha Terceira que utilizará a embarcação de sondagem Gaivota para sondar o porto de Angra do Heroísmo, finalizando o levantamento previsto para esta ilha.

Estas equipas têm também efetuado levantamentos topográficos das infraestruturas portuárias e das ajudas à navegação existentes nas ilhas, fruto das obras de reconfiguração que diversos portos do arquipélago têm sofrido.

Este trabalho resulta de uma cooperação muito estreita entre o Instituto Hidrográfico e a Direção Geral das Políticas Marítimas do Governo Regional dos Açores, que tem decorrido desde 2018, e cujos produtos irão permitir a estas instituições possuir modelos batimétricos do fundo marinho com elevada resolução para apoio ao processo de Ordenamento do Espaço Marítimo, na definição de políticas relacionadas com as Áreas Marinhas Protegidas, bem como para atualizar a cartografia náutica da região, de uso indispensável para qualquer navegante.

A título de curiosidade, a equipa que se realizou o trabalho na ilha das Flores, sondou o ponto mais ocidental de Portugal e da Europa, tendo contornado o ilhéu de Monchique. Confira nas fotos.

  2023-07-28    273 / 273 / 262176;