Serviços
O serviço de cultura do Instituto Hidrográfico consubstancia-se numa divisão que abrange os setores transversais da gestão da informação, da documentação, dos arquivos (técnico e histórico) e da Biblioteca. O setor de Cultura tem igualmente a seu cargo a gestão das coleções museológicas (científicas e artísticas) do Instituto, bem como a organização e a execução de visitas guiadas ao antigo Convento das Trinas do Mocambo
Biblioteca | Arquivo | Documentação
Organismo produtor de conhecimento e editor, o IH mantem em funcionamento uma Biblioteca especializada nos domínios das Ciências do Mar, da Hidrografia, da Oceanografia e da Navegação, da Geologia Marinha, da Química e Poluição, com mais de 20 000 títulos.
A política de aquisições da Biblioteca rege-se pelas necessidades internas dos serviços e divisões técnicas e científicas, reforçando anualmente o seu catálogo através da compra e permuta de obras relevantes para as áreas de especialização do Instituto. Para além da catalogação corrente, a Biblioteca do IH compreende um Fundo antigo bem como um importante Fundo de cartografia náutica portuguesa dos séculos XIX, XX e XXI, com cerca de 3500 documentos (cartas de diversas tipologias, mapas, plantas, planos). Este Fundo inclui as cartas náuticas produzidas pelo IH desde a sua fundação até à atualidade, bem como os materiais cartográficos concebidos pelos organismos da Marinha que antecederam o Instituto na atribuição de mapear as águas territoriais nacionais. Na Biblioteca do IH, conservam-se ainda cartas, mapas e documentos náuticos dos Países de Língua Oficial Portuguesa ou produzidos por outras organizações internacionais congéneres.
A secção de Arquivo Técnico integra, na sua grande maioria, os processos documentais que acompanham a elaboração de cartas e outras publicações náuticas oficiais (manuais, roteiros, avisos, tabelas de marés etc.). Resultantes dos levantamentos, das campanhas e missões técnico-científicas realizadas ao longo do século XX, estes relatórios de missões incluem algumas interessantes coleções de desenhos e fotografias maioritariamente respeitantes a Portugal continental e ilhas, abrangendo, nalguns casos, os antigos territórios ultramarinos.
Nos Fundos documentais do IH consideram-se ainda a documentação académica, relativa à produção científica do Instituto e dos seus colaboradores (artigos, teses, dissertações, estudos…), os Relatórios e Planos de Atividades, os Protocolos e Acordos, ou ainda certos conjuntos especiais como o arquivo histórico pessoal de Manuel Santos Estevens (1913-2001), doado ao Instituto pela viúva Maria Beatriz Estevens.
Os Fundos documentais, cartográficos e de Arquivo Técnico do IH estão parcialmente conservados e descritos numa base de dados de gestão documental, disponível através do portal: http://arquivo.hidrografico.pt/
O catálogo da BIH está disponível em livre acesso no Catálogo Coletivo das Bibliotecas da Defesa
A consulta presencial é sujeita a marcação prévia, pelo telefone:
(351) 210 943 172 ou através do endereço de email: secretaria.biblioteca@hidrografico.pt
Horário de abertura ao público: dias úteis 10:00 - 16:00 horas.
Cultura aberta...
Estabelecido, desde 1969, no antigo mosteiro feminino da Ordem da Santíssima Trindade, o Instituto Hidrográfico é depositário do importante património arquitetónico e artístico remanescente dessa fundação conventual. Conhecido por Convento das Trinas do Mocambo, classificado como «Imóvel de interesse público» desde 1943, o edifício-sede do Instituto encerra diversos elementos artísticos de valor patrimonial como uma vasta coleção de azulejaria, uma botica e uma preciosa cozinha do século XVIII.
De acordo com a sua política de conhecimento e abertura à comunidade, o IH promove a realização de visitas guiadas ao Convento das Trinas, gratuitas, sujeitas a marcação prévia. Email: cultura@hidrografico.pt ou pelo Formulário de contacto.
Horário das visitas: Em dias úteis, das 09:30 às 12:30h./14:00 às 16:00h.
... Património
Fiel à tradição de Marinha, o IH tem procurado organizar e manter coleções significativas de artefactos no âmbito das Ciências e Técnicas do Mar, através do registo, estudo e divulgação dos bens procedentes da sua atividade e história institucional.
As coleções museológicas do IH abrangem numerosos objetos, equipamentos e instrumentos correlativos às atividades técnicas e científicas, aos levantamentos, às campanhas ou expedições, ilustrando os progressos e os processos técnicos e científicos dos séculos XIX, XX e XXI, nos domínios da Hidrografia, da Cartografia e da Oceanografia, da Navegação, da Geologia e Química marinhas. Nas coleções museológicas do Instituto incluem-se algumas peças centenárias como um raro Preditor de marés de Kelvin, de 1924, um colhedor de fabrico nacional conhecido como bagre, datado de 1950, ou um conjunto apreciável de pedras litográficas utilizadas na impressão de cartas náuticas portuguesas ao longo do século XIX e da primeira metade do século XX.
Uma parte importante das coleções tecnico-científicas do IH distribui-se por dependências internas integradas no circuito visitável.
Documentação histórica das missões hidrográficas nacionais
Pedra litográfica com trecho da costa de Angola, datada de 1952; coleção científica do IH
Um aspeto do Arquivo Técnico do IH
Grupo de visitantes no circuito cultural das Trinas
