Cartografia Temática

Cartografia Temática / Geológica 

Carta dos Sedimentos Superficiais da Plataforma Continental Portuguesa

A "Carta dos Sedimentos Superficiais da Plataforma Continental Portuguesa", pertencente à “Série Sedimentológica”, é constituída por oito folhas, à escala de 1:150 000. As oito folhas publicadas cobrem toda plataforma continental portuguesa com a seguinte divisão:

  • SED 1-De Caminha a Espinho;
  • SED 2-De Espinho ao Cabo Mondego;
  • SED 3-Do Cabo Mondego ao Cabo Carvoeiro;
  • SED 4-Do Cabo Carvoeiro ao Cabo da Roca;
  • SED 5-Do Cabo da Roca ao Cabo de Sines;
  • SED 6-Do Cabo de Sines ao Cabo de S. Vicente;
  • SED 7/8-Do Cabo de S. Vicente ao Rio Guadiana.

A produção destas cartas teve origem no Programa SEPLAT, cujo objetivo é cartografar os sedimentos superficiais do fundo marinho. Este programa decorreu entre 1974 e 2010 e foi totalmente financiado pela Marinha, destinando-se a substituir as antigas "Cartas Litológicas Submarinas", publicadas entre 1913 e 1941.

As campanhas oceanográficas realizadas no âmbito do Programa SEPLAT possibilitaram a colheita de milhares de amostras de sedimentos da superfície do fundo marinho ao longo de toda a costa de Portugal continental (do Minho ao Algarve), desde a linha de costa até aos 500 m de profundidade, segundo uma malha de amostragem aproximadamente retangular, com 1 milha náutica (1 852 metros) de espaçamento médio. Esta mesma área foi também coberta por campanhas que recorreram a métodos geofísicos (reflexão sísmica) para a caracterização, não só da cobertura sedimentar da plataforma interna, mas também da estrutura geológica sub-aflorante e identificação e cartografia dos afloramentos rochosos.

As amostras de sedimento assim obtidas, depois de processadas no Laboratório de Sedimentologia (link) do Instituto Hidrográfico, fornecem a informação necessária ao desenho e construção das referidas cartas, sendo a classificação adotada baseada no estudo combinado da análise dimensional do grão (granulometria) e do seu teor em carbonatos.

A construção das cartas sedimentológicas é um processo dinâmico e em constante atualização.
Á medida que a possibilidade de colheita de nova informação geológica das áreas cobertas pelas cartas SED surge, no âmbito de campanhas oceanográficas dedicadas a este fim, ou a outros que ao mesmo fim possam ser adaptados, esta é utilizada para a atualização da cartografia dos depósitos.

Cartas SEDMAR: em construção

O projeto SEDMAR (SEDimentary cover of the Madeira ARchipelago), presentemente em curso no Instituto Hidrográfico, tem como objetivo o mapeamento dos ecossistemas marinhos do território nacional, no que concerne à natureza dos fundos da plataforma e vertente continental do arquipélago da Madeira, com o intuito de alargar a cobertura das "Carta dos Sedimentos Superficiais da Plataforma Continental Portuguesa" ao arquipélago da Madeira com a produção de 3 novas Folhas, cobrindo a Ilha da Madeira e Desertas, Ilha do Porto Santo e as Ilhas Selvagens, respetivamente.

Para este fim, o Instituto Hidrográfico encontra-se a realizar campanhas oceanográficas na área do Arquipélago que incluem:

  • Cobertura batimétrica de toda a área com sistema sondador multifeixe (entre a linha de costa e os 3000 m de profundidade) que permitirá também a classificação remota do tipo de fundo, permitindo a distinção entre os afloramentos rochosos e os diferentes depósitos sedimentares;
  • Levantamento geofísico utilizando métodos de reflexão sísmica (Sub-bottom Profiler) que permitem o conhecimento da arquitetura e espessura das camadas sedimentares, assim como a confirmação e delimitação dos afloramentos rochosos;
  • Amostragem sedimentar, com a obtenção de amostras representativas dos depósitos sedimentares identificados nos levantamentos acústicos e geofísicos. Estas amostras à semelhança do que já acontece no decorrer do programa SEPLAT, irão ser objeto de estudo e tratamento laboratorial quento à sua textura, geoquímicas e composição, sendo possível fazer análises biológicas (no âmbito de protocolos a celebrar com outras instituições).


Folhas SEPLAT
SEPLAT. Folha SED 4 - Do Cabo Carvoeiro ao Cabo da Roca.
Legenda SEPLAT
SEDMAR
 2018-02-20   136 / 136 / 6559;