Técnica Superior do Instituto Hidrográfico defende Tese de Doutoramento
A Técnica Superior Catarina Rocha, da Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho do Instituto Hidrográfico (IH), realizou na passada sexta-feira, dia 3 de outubro, a defesa da tese de doutoramento, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A tese, sob o tema “Assessment and optimisation of uncertainty in identifying the origin of oil spills in the marine environment”, propõe uma abordagem inovadora de avaliação dos resultados das análises químicas realizadas em amostras de casos de ilícitos de poluição do meio marinho por óleos, bem como de interpretação e apresentação da evidência científica para fins legais de atribuição de responsabilidade por atos de poluição.
Este trabalho representa um contributo relevante para o reforço das capacidades científicas e técnicas do Instituto Hidrográfico nas áreas da proteção e monitorização do ambiente marinho, alinhando-se com a missão de promover o conhecimento e a sustentabilidade do oceano e enriquecendo a investigação nacional e internacional no domínio da ciência e tecnologias do mar.
A sessão contou com a presença do Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-almirante Ramalho Marreiros, e de camaradas de diversas divisões do IH.
Parabéns, Catarina, por esta importante conquista! O Instituto Hidrográfico congratula-se pelo teu sucesso e agradece o contributo que continuas a dar à ciência e ao mar.
