Instituto Hidrográfico participa no XVII International Estuarine Biogeochemistry Symposium
A XVII International Estuarine Biogeochemistry Symposium decorreu em Lisboa, entre 17 e 20 de maio, reunindo especialistas nas áreas da biogeoquímica, toxicologia e desenvolvimento de metodologias aplicadas ao estudo dos estuários, considerando fatores como a morfologia, a localização geográfica, as alterações climáticas e a influência antropogénica.
Ao longo do simpósio foram abordados temas como a ocorrência, fontes, distribuição e interação de contaminantes inorgânicos e orgânicos com organismos aquáticos; a adaptação dos sistemas costeiros às alterações climáticas; novas técnicas analíticas para a monitorização de contaminantes; microplásticos no meio marinho; processos que afetam a biogeoquímica; trocas e fluxos nas fronteiras estuarinas; observação do meio marinho; tecnologias emergentes; biodiversidade, funcionamento dos ecossistemas e serviços associados.
O Instituto Hidrográfico, através da Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho, participou no simpósio com dois contributos técnicos, sob a forma de comunicações orais, subordinadas aos temas “Microplastics in the portuguese coast” e “Long-term variation in trace metals concentrations in the sediments of sado estuary (Portugal) (1986-2020)”.
A participação do Instituto Hidrográfico reforça o seu compromisso com o estudo e a monitorização do ambiente marinho, nomeadamente na deteção de contaminantes, identificação de fontes, avaliação da sua distribuição espacial e temporal, compreensão dos processos biogeoquímicos e análise dos potenciais impactos ecológicos.
