Instituto Hidrográfico participa no Open Conventos 2025
O Instituto Hidrográfico (IH) voltou a associar-se ao programa Open Conventos 2025, abrindo ao público a área classificada do antigo Convento das Trinas, onde realizou duas visitas guiadas coordenadas pela Divisão de Documentação e Cultura do IH e acompanhadas por técnicos do Gabinete de Estudos Olisiponenses.
Promovida pelo Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o projeto Quo Vadis do Patriarcado de Lisboa e com o apoio do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, a iniciativa visa valorizar o património religioso e arquitetónico da cidade.
A edição deste ano integrou ainda um momento de intercâmbio: uma comitiva do Instituto Hidrográfico visitou o Convento dos Cardaes, no Bairro Alto. Este edifício, de fundação seiscentista e vocação original de clausura, partilha várias afinidades com o antigo Convento das Trinas, nomeadamente o estilo chão — austero no exterior e ricamente decorado no interior — característico do barroco português e ibérico.
