Instituto Hidrográfico participa na Marine Robotic Summer School
O Instituto Hidrográfico participa, como entidade formadora especializada em gliders, na 5.ª edição da Marine Robotics Summer School, em curso de 7 a 18 de julho, na Ilha do Faial, Açores.
O convite foi feito pela Escola do Mar dos Açores (EMA), com o objetivo de apoiar a operacionalização do glider da região, uma plataforma autónoma essencial para monitorização oceânica.
Esta iniciativa é coorganizada pelo Programa MIT Portugal (MIT), pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática da FEUP e pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em parceria com OKEANOS (Universidade dos Açores), +ATLANTIC CoLAB, Fundação Gaspar Frutuoso, Instituto Superior Técnico, Marinha Portuguesa, IMAR e com o patrocínio do Governo Regional dos Açores.
A Summer School reúne 24 estudantes, dos quais 12 são de universidades portuguesas (mestrado/doutoramento) e 12 do MIT (graduação/pós-graduação) — com interesse em robótica marinha, biologia, ecologia e oceanografia. O programa combinou palestras com docentes do MIT e de Portugal, workshops práticos, tempo de campo e sessões a bordo de embarcações, permitindo uma experiência direta nas observações oceanográficas.
A presença do Instituto Hidrográfico, no apoio técnico-prático à operacionalização do glider dos Açores, reforça o seu compromisso com a investigação científica e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para apoio à monitorização e proteção dos nossos oceanos.
