Instituto Hidrográfico conclui provas operacionais com o ROV Tethys One
O Instituto Hidrográficos (IH) concluiu com sucesso, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, uma série de provas operacionais e sessões de formação técnica dedicadas ao ROV (Remotely Operated Vehicle) Tethys One, equipamento recentemente adquirido para reforçar as capacidades operacionais do IH.
Esta iniciativa contou com a participação de elementos da Divisão de Geologia Marinha, da Brigada Hidrográfica e do Centro de Instrumentação Marítima, reforçando a multidisciplinaridade e a interoperabilidade entre as diferentes valências técnicas do Instituto.
Depois de um primeiro dia, dedicado à componente teórica e à explicação detalhada do sistema, em que a equipa se familiarizou com o sistema e com os protocolos de manutenção e de operação, passou-se à fase mais prática, com a realização de testes operacionais e mergulhos em diferentes cenários.
Os trabalhos decorreram nas instalações da Direção de Faróis, na Base Naval de Lisboa e a bordo da UAM Fisália e consistiram na realização de treino de manobras básicas e avançadas de pilotagem, treino dos procedimentos de lançamento e recolha do equipamento a partir da embarcação e calibração dos sensores integrados no Tethys One.
Este conjunto de provas permitiu consolidar a experiência e o conhecimento técnico das equipas e validar a prontidão operacional do ROV Tethys One para a realização das próximas missões de mapeamento e inspeção, a realizar pelo IH.
