topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Glider termina missão na costa Portuguesa

Após 3 meses de missão no mar, com cerca de 980 milhas náuticas percorridas, o equivalente a mais de 1800 quilómetros, desde a costa da Irlanda até Portugal, o glider ao serviço do projeto iFado na missão PAAnoramic foi recolhido no dia 15 de março, pelo Instituto Hidrográfico com apoio do navio NRP Hidra da Marinha Portuguesa.

A missão PAAnoramic está inserida no Projeto iFado, que visa três missões de glider em simultâneo cobrindo os mares da Irlanda, Espanha e Portugal, com o objetivo de adquirir vários dados do Oceano que irão contribuir para a monitorização das águas profundas do Atlântico. Esta é a primeira missão internacional de monitorização oceânica com multiplataformas do Atlântico Norte, na qual vários gliders recolhem autonomamente dados do oceano.

Este glider (o segundo da série de três), navegou desde o NOC (National Oceanography Centre), na Irlanda, passando pelo observatório do Instituto Espanhol de Oceanografia, terminando a 20 milhas a oeste do Cabo Espichel, onde foi recolhido pelo Instituto Hidrográfico (IH).

O terceiro glider será do PLOCAN (Plataforma Oceânica das Canárias), encontra-se já nas instalações do IH, onde foi calibrado no Laboratório de Calibração e será lançado a oeste do Cabo Espichel, numa missão planeada para a próxima semana a bordo do NRP Andrómeda. Irá navegar até ao Observatório MONICAN/MONIZEE (boias Nazaré Oceânica e Costeira) de onde seguirá no verão em direção às Canárias.

  2023-03-16    140 / 140 / 240618;