topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Militar da Marinha conclui Curso de Engenheiro Hidrógrafo

Numa cerimónia realizada no dia 22 de fevereiro de 2023, no auditório D. João de Castro, o Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-almirante Ramalho Marreiros, procedeu à entrega da Carta de Engenheiro Hidrógrafo ao 1TEN António Carlos Gonçalves Tavares.  

Nesta ocasião, o 1TEN Gonçalves Tavares, apresentou dois trabalhos realizados no âmbito do Curso de Engenheiro Hidrógrafo (Ramo de Oceanografia): um subordinado ao tema “Analysis of Surface Current Patterns to the Southwest of Lisbon using High-Frequency Radar Data”, que constituiu a sua tese de mestrado em Oceanografia Física na Naval Postgraduate School (NPS), em 2020; e outro com o tema “Criação e validação de mapas de correntes de superfície sem falhas de cobertura espacial gerados por radares costeiros de alta frequência, na região sul de Portugal, com recurso à técnica open-boundary modal analysis (OMA)”, que correspondeu ao Projeto Final de Estágio do Curso de Engenheiro Hidrógrafo, desenvolvido no Instituto Hidrográfico (IH), em 2021.

Os trabalhos apresentados demonstraram a relevância da rede de radares costeiros de alta frequência para observação de correntes costeiras estabelecida e operada pelo IH, e disponibilizaram ferramentas que poderão ser utilizadas em diversas áreas de âmbito operacional e científico, tais como no apoio às operações de busca e salvamento marítimo, ou na resposta a derrames de substâncias poluentes no meio marinho.

O 1TEN Gonçalves Tavares desempenha atualmente as funções de Chefe da Secção de Oceanografia no Centro Geoespacial, Meteorológico e Oceanográfico Marítimo.

O IH felicita o 1TEN Gonçalves Tavares por ter concluído com distinção o Curso de Engenheiro Hidrógrafo e deseja-lhe as maiores felicidades nas funções que desempenha ao serviço do IH e da Marinha.

  2023-03-06    152 / 152 / 241194;