topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Falecimento do Almirante Ribeiro Pacheco

A Marinha e o Instituto hidrográfico lamentam profundamente o falecimento do Almirante João José de Freitas Ribeiro Pacheco e envia as mais sentidas condolências à família enlutada.

O Almirante João Ribeiro Pacheco  Diretor-geral do Instituto Hidrográfico de 9 de maio de 1989 a 3 de abril de 1991 e Chefe do Estado-Maior da Armada entre 28 de março 1994 e 1 de abril 1997, com uma carreira brilhante ao serviço da Marinha.

Ingressou na Escola Naval em 1952 e ao longo da carreira desempenhou diversas funções no mar e em terra. Comandou o NRP “Canopus" e o NRP Almirante Magalhães Corrêa, especializou-se em Comunicações e em Fuzileiro Especial, tendo comandado o Destacamento nº 7 de Fuzileiros Especiais, em comissão na Guiné, onde se distinguiu pela sua ação em combate.

Foi ainda Capitão dos Portos de Cabo Verde, comandante do Corpo de Fuzileiros, Superintendente dos Serviços do Pessoal, Diretor do Instituto de Defesa Nacional, entre outros cargos.

Ao longo da sua vida, o Almirante Ribeiro Pacheco foi agraciado com diversas condecorações nas quais se incluem a Ordem da Torre e Espada, Medalha da Cruz de Guerra, Ordem Militar de Avis - Grã-Cruz, entre outras.

Faleceu no passado dia 27 de fevereiro, vítima de doença prolongada.

​A missa de corpo presente realiza-se na Capela de S. Roque hoje, dia 2 de março às 12h00, seguindo depois o corpo para o crematório do Alto de S. João.

Falecimento do Almirante Ribeiro Pacheco
  2023-03-02    123 / 123 / 240241;