topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Instituto Hidrográfico participa em estudo sobre microplásticos

A Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho (QP) do Instituto Hidrográfico participa atualmente em vários estudos de monitorização e caraterização ambiental do meio marinho, através da determinação de um conjunto de parâmetros considerados poluentes, onde se inserem os microplásticos.

No âmbito do programa de monitorização de ambientes marinhos do Porto de Sines (MAPSI 2021-2023), financiado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve, e promovido pela Universidade de Évora, foram efetuadas amostragens de sedimento em locais distintos para avaliar a abundância e composição de microplásticos (dimensão inferior a 5 mm). Os resultados obtidos confirmam a presença de microplásticos nas amostras colhidas, tendo o polímero polipropileno sido o mais abundante, seguido pelo polietileno de baixa densidade e pelo poliacrilonitrilo. Quanto à morfologia, verifica-se que os fragmentos de plástico foram encontrados em maior número, seguidos por fibras e filmes de plástico. Relativamente à dimensão dos microplásticos, foram encontrados em maior percentagem os de 50 µm a 1 mm. Não se conhecendo trabalhos desta natureza na região amostrada, os resultados deste estudo podem servir para comparação com os obtidos noutras regiões do país e do mundo, e com resultados a obter neste programa de monitorização.

A QP está ainda envolvida noutros projetos de I&D na área dos microplásticos, nomeadamente nos projetos i-Plastic e PlasticTrace (www.i-plastic.net; www.inrim.it/en/research/projects/21grd07-plastictrace).

Instituto Hidrográfico participa em estudo sobre microplásticos
  2023-02-06    124 / 124 / 240162;