topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

1ª Conferência de Hidrografia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Sessão de Abertura

Decorreu, dia 4 de julho, a sessão solene de abertura da 1ª Conferência de Hidrografia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Das intervenções dos interlocutores, destacou-se a mensagem transversal de todos, realçando a necessidade fulcral de cooperação e de capacitação na área da Hidrografia e nas áreas científicas afins dentro da comunidade da CPLP, para incrementar a segurança da navegação e para o desenvolvimento dos serviços hidrográficos nacionais, mas também, considerando o cenário geopolítico e estratégico internacional, onde se esperam reformas e compromissos por parte dos países, com vista à definição de metas relativas à sustentabilidade dos oceanos e ao papel que estes podem vir a desempenhar na agenda do clima. É neste cenário, que cada vez mais, a Hidrografia (e áreas afins) pode e deve ser usada como um instrumento essencial no conhecimento do oceano, sabendo-se de antemão que as constantes alterações no meio ambiente, sejam de cariz natural ou provocadas pelo homem, tornam o trabalho da hidrografia infindável, sendo necessária uma permanente monitorização e atualização.

Os trabalhos desta conferência continuarão a decorrer até dia 7 de julho nas instalações do Instituto Hidrográfico. Mantenha-se a par nos sítios da internet da CPLP e do Instituto Hidrográfico. 

  2022-07-05    106 / 105 / 240217;