topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Instituto Hidrográfico apoia o surf no Capítulo Perfeito 2016

O Instituto Hidrográfico (IH) tem vindo a apoiar a comunidade surfista com produtos inovadores de previsão das condições ambientais para a prática do surf em Portugal. Este serviço público torna-se único no seu género por associar, à batimetria de elevada exatidão e a modelos de grande resolução, um conhecimento interdisciplinar do oceano e uma forte capacidade operacional de monitorização e previsão da agitação marítima. O apoio ao surf, cobre a margem de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

No âmbito da parceria com o Capítulo Perfeito 2016, o IH disponibiliza dois conjuntos distintos de dados, atualizados diariamente, para Praia do Norte na Nazaré: i) dados de observações e ii) resultados dos modelos de previsão.

As observações das condições de agitação marítima (a altura significativa, o período de pico e a direção de pico) e das condições atmosféricas (a intensidade do vento e respetiva direção, a pressão atmosférica e temperatura do ar), disponíveis em http://monican.hidrografico.pt/ , são adquiridas por duas boias multiparamétricas localizadas ao largo da Nazaré, uma costeira fundeada a 80 metros e uma oceânica fundeada a 2000 metros de profundidade. Este sistema de boias tem por objetivo monitorizar, em tempo real, parâmetros meteo-oceanográficos na área de influência do canhão da Nazaré. São ainda fornecidos os dados observados e as previsões de maré para o porto da Nazaré.

As previsões disponibilizadas resultam de diversos modelos matemáticos que integram o sistema de previsão operacional do IH. Em relação ao estado do mar são fornecidas previsões a 6 dias dos parâmetros de agitação marítima a duas escalas espaciais distintas: condições ao largo resultantes de um modelo de média resolução (≈ 1800 m) e condições próximas obtidas por um modelo de alta resolução (≈ 150 m). O modelo de maior resolução utiliza um modelo digital de terreno que resulta de levantamentos hidrográficos de elevada resolução efetuados pelo IH. Para a previsão das condições atmosféricas consideram-se os resultados das simulações realizadas pelo Centro Europeu de Previsão (ECMWF) disponibilizados ao IH pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O evento Capítulo Perfeito é um campeonato nacional que reúne os melhores surfistas tube riders nacionais e internacionais convidados numa competição especial de tubos, que este ano se realiza na praia do Norte, Nazaré.

 

 

Instituto Hidrográfico apoia o surf no Capítulo Perfeito 2016
  2017-04-14    232 / 232 / 239998;