topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Instituto Hidrográfico distinguido em concurso internacional

O Instituto Hidrográfico (IH) foi distinguido com o primeiro e o terceiro lugares no Kongsberg Maritime Subsea Bathymetric Photo Contest, com imagens submetidas pela Brigada Hidrográfica. A competição decorreu entre 1 de dezembro de 2014 e 1 de março de 2015, tendo as 12 melhores imagens sido incluídas no calendário para 2016 da Kongsberg (as submetidas pelo IH ilustram os meses de janeiro e março).

A imagem vencedora consiste numa perspetiva do modelo batimétrico obtido no levantamento hidrográfico da barra de Faro-Olhão, onde são visíveis os molhes e um fundão junto à barra, provocado pelas fortes correntes de maré. O levantamento hidrográfico foi efetuado em finais de 2014, com a aquisição de dados realizada por um sistema sondador multifeixe Kongsberg EM2040C.

A imagem que obteve o terceiro lugar é uma perspetiva do modelo batimétrico obtido no levantamento da barra norte do porto de Lisboa, realizado em meados de 2014, também com o mesmo sistema, e ilustra a morfologia da margem atlântica junto à linha de costa do Estoril.

Instituto Hidrográfico distinguido em concurso internacional
  2017-04-14    165 / 165 / 240169;