topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Topo-hidrográfico S. Torpes – 1ª Campanha 2022

A Brigada Hidrográfica (BH) terminou a primeira campanha de 2022 do levantamento topo-hidrográfico em S. Torpes, após um mês de trabalho fortemente afetado pelas condições meteo-oceanográficas desfavoráveis que se fizeram sentir em março.

O Instituto Hidrográfico (IH), por solicitação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A, tem vindo, desde 2019, a avaliar e monitorizar trimestralmente os efeitos que as ampliações das estruturas portuárias do porto de Sines suscitam na evolução da morfologia costeira adjacente, nomeadamente na zona da praia de São Torpes. Assim, entre os dias 2 de março e 5 de abril foi dado o primeiro passo deste quarto ano consecutivo de monitorização.

Este porto, que tem vindo a afirmar-se como um dos principais portos do sul da Europa, sendo uma porta de entrada para o comércio mundial, iniciou o reforço da sua capacidade operacional através das obras de expansão do Terminal XXI em fevereiro do ano passado (e do respetivo molhe em fevereiro de 2020). Por conseguinte, este levantamento topo-hidrográfico reveste-se de particular importância, nomeadamente para a avaliação do impacto que este empreendimento tem nas dinâmicas sedimentares e oceanográficas locais, envolvendo, para tal, uma equipa multidisciplinar constituída por diversos militares e civis do IH, em particular pertencentes às Brigadas Hidrográficas (apoiadas pela guarnição da UAM Atlanta) e às divisões de Geologia Marinha e de Oceanografia.

Durante o período da missão foram realizados levantamentos hidrográficos com sistemas sondadores multifeixe (instalado a bordo da UAM Atlanta) e de feixe simples (instalado num bote Zebro III). De forma a cobrir uniformemente toda a faixa costeira, foi ainda realizada a topografia da praia pelos militares equipados com recetores GNSS (Global Navigation Satellite System).

A tarefa da BH foi concluída com sucesso, apesar das dificuldades meteo-oceanográficas adversas, prevendo-se mais um ano auspicioso para o conhecimento do mar e das suas dinâmicas nesta pérola da Costa Vicentina.

  2022-04-08    150 / 149 / 235236;