topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Topo-hidrográfico S. Torpes – 3ª Campanha 2021

No período de 6 a 29 de outubro, a Brigada Hidrográfica realizou o levantamento topo-hidrográfico em São Torpes, o qual se encontra integrado no projeto de monitorização dos efeitos decorrentes da construção de estruturas portuárias do porto de Sines. A missão contou com a participação de cinco militares da BH e da guarnição da UAM Atlanta.

Este projeto, resultante da solicitação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), decorrerá ao longo de 5 anos, sendo 2021 o terceiro ano do mesmo. Pretende-se, assim, avaliar o efeito que as obras de ampliação do porto terão nas dinâmicas oceanográficas e sedimentares das áreas costeiras adjacentes, nomeadamente na zona da praia de S. Torpes. 

O arranque das obras de expansão do Terminal XXI em fevereiro deste ano (e do respetivo molhe em fevereiro de 2020) constitui-se como um passo essencial para reforçar a capacidade operacional deste porto, que se tem vindo a afirmar como um dos principais no sul da Europa, contribuindo para o desenvolvimento económico da região e do país. Consequentemente, revestem-se de particular relevância os diversos trabalhos que serão desenvolvidos pela Brigada Hidrográfica e pelas divisões de Hidrografia, Geologia Marinha e Oceanografia até 2023.

Ao longo desta campanha, foram realizados levantamentos hidrográficos com um sistema sondador multifeixe de alta resolução, com recurso à UAM Atlanta (KONGSBERG EM2040C MKII), e com um sondador de feixe simples Odom Echotrac CV100 instalado num bote pneumático. De forma a cobrir uniformemente toda a faixa costeira, foi ainda realizada a topografia da praia pelos militares equipados com recetores GNSS. No final da sondagem foi criado um modelo batimétrico com a resolução de 50 cm e um mosaico backscatter que serviu de apoio na seleção dos locais a realizar as amostras de sedimento.  

 A tarefa da BH foi concluída com sucesso, sendo que a missão prossegue a bordo da UAM Atlanta, que permanece em campo para apoiar a divisão de Geologia Marinha na recolha de amostras de sedimentos para posterior análise laboratorial.

  2021-11-03    138 / 137 / 235282;