topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

EAtHC Encerra em Lisboa mais um período de trabalho

Terminou hoje a décima sexta reunião plenária da Comissão Hidrográfica do Atlântico Oriental (EAtHC) da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), presidida atualmente por Portugal, através do Diretor Geral do Instituto Hidrográfico, contra-almirante Ventura Soares. Este encontro que teve início dia 29 de Setembro reuniu os mais diversos países costeiros do Atlântico Oriental além de representantes da OHI e dos Serviços Hidrográficos dos países com responsabilidades de cartografia náutica nesta região, sendo esta a primeira em formato híbrido (presencial e  videoconferência).

Neste ultimo dia além do encerramento dos trabalhos, com a definição formal das ações futuras a desenvolver quer pela EAtHC quer pelas nações envolvidas, é de relevar ainda a assinatura dos estatutos da EAtHC por parte da República Democrática do Congo, membro da OHI, que passa também a integrar esta comissão regional.

O Diretor Geral do Instituto Hidrográfico e Presidente da EAtHC encerrou esta sessão plenária realçando que os objetivos desta reunião foram alcançados. Tendo destacado ainda a presença da República Democrática do Congo, que é agora também Membro da EAtHC, e o formato da atual reunião que se irá manter em futuras edições, onde a presença física é de grande importância, para a discussão esclarecida dos mais diversos assuntos, mas onde também a participação virtual e à distância permite que outros estados membros possam estar presentes.

A próxima reunião plenária da EAtHC está planeada para setembro 2022.

EAtHC Encerra em Lisboa mais um período de trabalho
  2021-10-01    212 / 211 / 240738;