topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

EAtHC 16

A 16ª reunião plenária da Comissão Hidrográfica do Atlântico Oriental irá decorrer em Lisboa, nas instalações do Instituto Hidrográfico (IH) entre 28 de setembro e 1 de outubro de 2021.

A Comissão é composta pelos Estados-membros da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) banhados pelo Atlântico Oriental, Camarões, França, Gana, Marrocos, Nigéria, Portugal e Espanha e tem como associados os outros estados ribeirinhos da região e outros estados externos com interesse/responsabilidades na região.

Desde o seu início, a Comissão esforçou-se para incentivar a participação de muitos Estados não membros da IHO na Região. As principais atividades são: monitorizar e melhorar o estado da informação náutica, melhorar a cobertura dos levantamentos hidrográficos e da cartografia náutica, desenvolver e implementar cartas náuticas INTernacionais e esquemas de cobertura de cartografia eletrónica, aumentar a consciencialização da importância da hidrografia na Região e promover a capacitação dos estados, assim como a partilha de informação e de conhecimento. Na atual década as atividades da Comissão assumem particular interesse em virtude de muitas estarem associadas à Década dos Oceanos das Nações Unidas.

Portugal assumiu, uma vez mais, a presidência da Comissão em setembro de 2020 e até setembro de 2022 na pessoa do contra-almirante Carlos Ventura Soares, diretor-geral do Instituto Hidrográfico.

EAtHC 16
  2021-09-21    344 / 343 / 240749;