topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Topo-Hidrográfico Açores 2021

Seria expectável que conhecêssemos os nossos mares, como conhecemos outros locais inóspitos do mundo, como florestas, cumes de montanhas, etc. Atualmente, de acordo com informação do SEAMAP 2030, apenas 39% do mar dos Açores se encontra cartografado.

A Brigada Hidrográfica em direta cooperação com o Governo Regional dos Açores encontra-se a efetuar sondagens ao largo da Ilha do Pico desde o fim de julho, com o objetivo obter informação hidrográfica para apoio ao processo de Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores e para atualização cartográfica.

Ao longo das 5 semanas previstas para o levantamento topo-hidrográfico, serão colocadas no terreno 3 equipas (15 militares) e duas embarcações de sondagem, equipadas com sistema multifeixe Kongsberg EM 2040C e o sistema de posicionamento Seapath 380.

Trata-se de uma missão extremamente desafiante do ponto de vista logístico e de conhecimentos das diferenças áreas de hidrografia e topografia.

Durante os últimos dias, foi possível estabelecer uma rede maregráfica na ilha, com 3 marégrafos instalados, nos três principais portos da ilha, a realização de dois nivelamentos geométricos e a perenização e coordenação de vários pontos de apoio existentes na área de trabalho. Foram sondados mais de 32km2, entre os 0 e os 200 m de profundidade.

  2021-08-13    239 / 238 / 240929;