topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Cerimónia de Tomada de Posse do Diretor-geral do Instituto Hidrográfico

Realiza-se no próximo dia 19 de novembro de 2015, pelas 16h00, a cerimónia de tomada de posse do Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-almirante António Manuel de Carvalho Coelho Cândido, em substituição do Contra-almirante José Luis Branco Seabra de Melo.

A cerimónia será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso.

O Contra-almirante António Manuel de Carvalho Coelho Cândido tem 54 anos de idade e 37 anos de serviço, sendo licenciado em Ciências Militares Navais, Curso de Marinha.

Iniciou a sua carreira como oficial imediato do navio patrulha Cuanza e, depois de concluir a especialização em Eletrotecnia, exerceu o cargo de chefe do serviço de armas e eletrónica, na fragata Roberto Ivens.

Entre 1989 e 1990 frequentou, nos EUA, cursos dos sistemas de armas das fragatas classe Vasco da Gama, tendo estado embarcado na Álvares Cabral (1991/1994) e na Vasco da Gama (1996/1998).

De 1999 a 2001 comandou a corveta João Roby, tendo neste período efetuado, entre outras, duas comissões de 4 meses na Zona Marítima dos Açores e uma missão de fiscalização no Atlântico Norte, no âmbito da North East Atlantic Fisheries Commission.

Em terra foi Chefe do Serviço de Armas e Eletrónica da Esquadrilha de Escoltas Oceânicos e na Direção de Navios chefiou as Divisões de Sistemas de Deteção e Navegação e de Sistemas de Comunicações, Comando e Controlo.

Em dezembro de 2003 foi nomeado Adjunto do Capitão do Porto de Lisboa, cargo que ocupou até Março de 2006. Nestas funções acompanhou a implementação dos planos de segurança dos terminais portuários do Porto de Lisboa, no âmbito dos novos requisitos de segurança estabelecidos pela convenção SOLAS.

De maio de 2006 a outubro de 2009, desempenhou as funções de Comandante da Zona Marítima da Madeira, Chefe do Departamento Marítimo da Madeira, Capitão do Porto do Funchal, Capitão do Porto de Porto Santo e Comandante Regional e Local da Polícia Marítima.

Em outubro de 2011, assumiu as funções de Chefe do Departamento Marítimo do Centro, Capitão do Porto de Lisboa e Comandante Regional e Local da Polícia Marítima, cargos que desempenhou até ser nomeado, interinamente, Comandante da Zona Marítima dos Açores e Chefe do Departamento Marítimo dos Açores, onde permaneceu até ser promovido ao posto de Contra-almirante, e onde ficou em exercício de funções até ao passado dia 13 de novembro de 2015.

Possui, entre outros, os Cursos Geral e Complementar Naval de Guerra, o Curso de Tática e Operações Navais, o Curso de Planeamento Civil de Emergência, o Curso de Defesa Nacional e o Curso de Promoção a Oficial General.

Da sua folha de serviço constam diversos louvores e condecorações.

 

 

Cerimónia de Tomada de Posse do Diretor-geral do Instituto Hidrográfico
  2017-04-04    234 / 234 / 240229;