topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Marégrafos à Altura

O Instituto Hidrográfico (IH), através da Brigada Hidrográfica (BH), realiza, amiúde, nivelamentos geométricos por forma a garantir a qualidade dos dados recolhidos pelos marégrafos pertencentes à Rede Maregráfica do IH.

Este tipo de trabalho tem como pontos de partida as marcas de nivelamento da Rede de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão (RNGAP) da Direção-Geral do Território (DGT), cujas altitudes são conhecidas e mantidas com elevado rigor. Essas altitudes são, então, transportadas até marcas de nivelamento incrustadas junto aos marégrafos pelo IH, para tal utilizando equipamentos de elevada precisão, como o nível digital.

Nos passados dias 17 e 18 de março, a BH esteve na barra de Aveiro por forma a efetuar este trabalho nos dois marégrafos instalados no molhe central. A equipa de três militares (um hidrógrafo e dois técnicos, um dos quais em formação) partiu da marca da DGT incrustada na entrada do Farol de Aveiro (NP174), tendo terminado os nivelamentos dos respetivos marégrafos junto ao ponto onde estes equipamentos efetuam as suas medições.

Paralelamente, com recurso a observações Global Navigation Satellite System (GNSS) e utilizando a informação disponibilizada pela Rede Nacional de Estações Permanentes (RENEP), foram observadas as posições das marcas de nivelamento que servem de base às observações dos marégrafos.

  2021-03-22    411 / 410 / 239990;