topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento hidrográfico em Cabo Verde - Mindelo

A equipa da Brigada Hidrográfica, embarcada no NRP Almirante Gago Coutinho (GC) no âmbito da campanha Mar Aberto 20.2, realizou um Levantamento Hidrográfico (LH) no Mindelo, ilha de S. Vicente.

O GC atracou no passado dia 13 de janeiro no Porto Grande, Mindelo, tendo a equipa contado com dois dias para realizar uma sondagem com sistema multifeixe de uma área aproximada de 2 km2.

Para poder cumprir com este desígnio, foi fundamental a correta coordenação das inúmeras ações para poder cobrir a área planeada.

Primeiro, foi efetuado o reconhecimento dos pontos de apoio (PA) instalados em anteriores campanhas. Verificou-se que o porto foi repavimentado e uma grande maioria dos selos perenizados no chão desapareceram.

Foi necessário perenizar novos PA para se poder fazer a verificação de posicionamento do sistema da lancha Mergulhão, visto todos os restantes PA não existirem ou não estarem acessíveis devido a embarcações e as suas amarrações junto ao cais.

Para suporte do posicionamento da embarcação, foi instalado uma estação de referência Real Time Kinematic (RTK) no topo do molhe juntamente com um marégrafo.

O LH na baia do Porto Grande e interior do porto contou com 13h30 de sondagem num total de 18h40 de navegação.

O desafio da realização de um trabalho expedicionário desta natureza em tão pouco tempo foi superado devido ao correto planeamento inicial que envolveu a escolha do material\equipamento e estudo do local. A atualidade e qualidade dos equipamentos utilizados, juntamente com o esforço de uma equipa bem rotinada, foram os principais responsáveis pela conclusão desta campanha.

Por fim, foi realizado um modelo batimétrico de alta resolução com os dados adquiridos.

O NRP Almirante Gago Coutinho vai rumar de seguida para a Ilha de Santiago onde prevê realizar trabalhos de sondagem junto à costa oeste desta ilha.

 

Nota: Por forma a contextualizar as fotografias agregadas a este artigo informa-se que todo o pessoal embarcado no GC foi colocado em quarentena antes de iniciar missão e realizado testes ao COVID-19 no inicio e fim da quarentena. Pelo que depois de comprovado a inexistência de casos positivos foi aliviado o uso de máscara.
  2021-01-21    189 / 188 / 235304;