topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Hidrográfico no Arsenal do Alfeite

A Brigada Hidrográfica realizou entre os dias 24 e 27 de novembro um levantamento hidrográfico no Arsenal do Alfeite, no canal de acesso e bacia da Doca Seca, assim como da área do cais acostável.

Este trabalho decorreu da solicitação do Arsenal do Alfeite, S.A, no âmbito dos processos de dragagem da área mencionada.

No que à Marinha Portuguesa diz respeito. a garantia de determinadas profundidades, nas áreas sondadas, permite ao estaleiro, garantir a reparação de navios de maiores dimensões (maiores comprimentos e calados), como por exemplo as fragatas da classe Vasco da Gama e as fragatas da Classe Bartolomeu Dias,

Este levantamento foi realizado com a lancha hidrográfica Mergulhão, equipada com o sistema sondador multifeixe EM2040C cuja capacidade de aquisição de dados de grande qualidade permite gerar modelos batimétricos de elevada resolução, possibilitando uma caracterização detalhada do fundo.

Nesta missão, participaram dois hidrógrafos, um técnico de manutenção de equipamentos e um patrão da embarcação.

Foram realizados 35,61 km tendo-se sondado uma área de 0,24 km2, garantindo a realização de um levantamento de ordem especial, de acordo com as normas internacionais em vigor.

  2020-12-19    219 / 218 / 240205;