topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Hidrográfico no Passo da Barra Sul do Porto de Lisboa

A Brigada Hidrográfica realizou entre em 09 e 13 de novembro o levantamento hidrográfico do Passo da Barra Sul do Porto de Lisboa. 
Este trabalho insere-se no contrato interadministrativo celebrado entre o IH e a Administração do Porto de Lisboa, tendo como principal objetivo assegurar a caracterização inicial do fundo que antecede a execução de operações de dragagem, habilitando o seu planeamento e futuro cálculo de volume de dragados.

Este levantamento foi realizado a bordo da lancha UAM Atlanta, equipada com o sistema sondador multifeixe EM 3002, cuja capacidade de aquisição de dados de grande qualidade permite gerar modelos batimétricos de elevada resolução, possibilitando uma caracterização detalhada do fundo.

Nesta missão, participaram um hidrógrafo, um hidrógrafo do último Curso de Especialização de Oficiais em Hidrografia em período de formação, um técnico de manutenção de equipamentos, um patrão de embarcação e os 3 militares que constituem a guarnição da UAM Atlanta. A missão contou com 23 horas de navegação e 21 horas de sondagem, tendo-se percorrido 166 km sobre fiada e sondado uma área de 4 km2.

 

  2020-11-24    130 / 129 / 239980;