topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento topo-hidrográfico no grupo central do Arquipélago dos Açores

A Brigada Hidrográfica iniciou em 22 de junho de 2020 um levantamento topo-hidrográfico no grupo central do Arquipélago dos Açores.

Este trabalho surge no âmbito de uma parceria entre o Instituto Hidrográfico e o Governo Regional dos Açores, tendo como principal objetivo obter informação hidrográfica para apoio ao processo de Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores e atualização cartográfica das ilhas da Graciosa e do Faial, entre os 100 metros de profundidade e costa.

Este levantamento irá ser realizado a bordo da lancha hidrográfica “Mergulhão”, projectada a partir do NRP D. Carlos I que realizou o transporte da lancha entre a Base Naval de Lisboa e a Ilha Graciosa. A “Mergulhão” está equipada com um sofisticado sistema sondador multifeixe do Instituto Hidrográfico, cuja capacidade de aquisição de dados de grande qualidade permite gerar modelos batimétricos de elevada resolução.

Nesta missão participam: um hidrógrafo, um técnico de hidrografia, um técnico de manutenção de equipamentos, dois patrões de embarcação.

  2020-06-25    316 / 315 / 241169;