topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Final da quarta missão do projeto AQUIMAR

Durante o período de 24 de fevereiro a 20 de março de 2020, realizou-se a última de quatro missões de colheita de dados oceanográficos e de amostras de água do projeto AQUIMAR - Caraterização geral de áreas AQUIcolas para estabelecimento de culturas MARinhas. Este projeto visa identificar locais de maior aptidão para a prática da aquicultura através da caracterização de condições oceanográficas, físico-químicas, geológicas e biológicas.

A missão foi executada a bordo do NRP Almirante Gago Coutinho cobrindo 5 áreas ao longo da costa continental portuguesa: de Viana do Castelo a Leixões, de Aveiro à Figueira da Foz, em frente a Peniche, de Sesimbra a Sines e a toda a costa sul do Algarve.

Contou com o apoio da guarnição do navio e com uma equipa técnica multidisciplinar de químicos, oceanógrafos, hidrógrafos e geólogos, sendo constituída por 15 elementos do Instituto Hidrográfico, das Divisões da Direção Técnica da Química e Poluição do Meio Marinho, da Geologia Marinha e da Oceanografia, e 1 elemento do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (MARE-FCUL).

Ao todo foram amostrados 267 pontos, todos com registo de perfis de condutividade, temperatura e profundidade (CTD). Em 209 dos 267 pontos foi executada a amostragem de água, em diversos níveis de profundidade, dando origem a 844 colheitas.
A bordo foi ainda determinado o pH e a quantidade de oxigénio dissolvido em todas as colheitas efetuadas.

Compete agora às Divisões de Química e Poluição do Meio Marinho, de Geologia Marinha e ao MARE-FCUL a continuação do trabalho, passando para a análise laboratorial de um rol de parâmetros físico-químicos e biológicos, por forma a cumprir com o objetivo do projeto.

  2020-03-24    500 / 499 / 240934;