topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento hidrográfico no rio Guadiana

A Brigada Hidrográfica iniciou em 14 de janeiro de 2020 um levantamento hidrográfico no rio Guadiana, entre Alcoutim e o Pomarão, com o objetivo de obter informação hidrográfica atualizada da Via Navegável do Guadiana.

Este trabalho encontra-se enquadrado no projeto “Guadiana: Património Natural Navegável” e decorre do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal INTERREG V-A 2014-2020, que integra os seguintes parceiros: Instituto Hidrográfico, Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a Agencia Pública de Puertos de Andalucia.

O levantamento encontra-se a ser realizado a bordo da embarcação “Gaivota” do Instituto Hidrográfico que se encontra equipada com um sofisticado sistema sondador multifeixe, cuja capacidade de aquisição de dados de grande qualidade permite gerar modelos batimétricos de elevada resolução, habilitando uma caracterização detalhada do fundo.

Nesta missão participam atualmente 5 militares a prestar serviço no Instituto Hidrográfico: dois hidrógrafos, um técnico de hidrografia, um patrão de embarcação, um técnico de manutenção de equipamentos.

  2020-01-24    185 / 184 / 240169;