topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Testemunho da participação do FOR-MAR na atividade do IH

No âmbito da participação na atividade promovida pelo Instituto Hidrográfico durante a 9ª Edição do Business2Sea realizada entre os dias 11 e 13 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, divulgamos aqui o testemunho que nos foi enviado pelos formandos da FOR-MAR que participaram nesta iniciativa.

"VISITA DE ESTUDO AO RIO DOURO

No dia 12 de novembro, um grupo de sete formandos do Curso de Marinheiro CEF do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR) participou numa atividade organizada pelo Instituto Hidrográfico, no rio Douro. A atividade consistia em lançar umas bolas/boias ao rio que, no seu interior, continham um GPS e que permitia verificar a sua localização através de uma aplicação (meloa.inesctec.pt). O objetivo desta atividade era verificar a corrente do rio através do movimento das bolas. A atividade no rio Douro durou cerca de 30 minutos e, durante esse período, a embarcação onde seguiam passou por três pontes: a ponte D. Luis, a ponte D. Maria e a ponte S. João.

Todos os formandos gostaram da atividade realizada e aprenderam algo de novo.

O Diogo Martins aprendeu que o comandante da embarcação tem uma espécie de pulseira amarrada ao pulso, ligada por um cabo à ignição do barco. Se, eventualmente, o comandante cair à água, o cabo, que se designa “Homem ao Mar”, desliga-se da embarcação e esta pára.

O Rafael Teixeira aprendeu a lançar a boia ao mar e a segui-la por GPS.

O Hugo Arteiro aprendeu a utilizar o QR CODE, um código de barras bidimensional que, neste caso, podia ser convertido numa localização georreferenciada.

O Gonçalo Ferreira aprendeu igualmente a lançar a bola e a segui-la por GPS e frisou o quanto foi positivo ver a utilização de tecnologia associada a estas situações, agradecendo o ter participado numa iniciativa tão diferente.

O Micael Ferreira considerou a actividade muito interessante, tendo referido que foi uma experiência incrível por ter andado de lancha, atirado a boia com GPS e seguido o seu curioso e intrigante percurso.

Os formandos agradecem ao Instituto Hidrográfico a oportunidade que lhes foi dada pois, para além de ter sido uma das poucas experiências deste género que tiveram, sem o apoio da vossa entidade não teriam adquirido todos os conhecimentos que este embarque lhes proporcionou.

Os Formandos:

Diogo Filipe Oliveira Martins/

Rafael Oliveira Teixeira

Hugo Filipe Santos Arteiro

Filipe Miguel Neves Cruz

Gonçalo da Silva Ferreira

Micael Libni Morais Dualte Ferreira

Diogo Ventura

  2019-12-05    154 / 153 / 240149;