topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Visita da Delegação do Instituto Marítimo Portuário da República da Guiné Bissau

Decorreu, de 17 a 20 de novembro de 2014, no Instituto Hidrográfico (IH), a visita de trabalho de uma delegação do Instituto Marítimo Portuário (IMP) da Guiné Bissau, constituída pelo Presidente do Conselho de Administração, Comandante Carlos da Silva, pelo 1.º vogal do Conselho de Administração, Joaquim Amaro Mustaffe e pelo 2.º vogal do Conselho de Administração, Jocias Valdemar Forbes Teixeira.

Esta visita ocorreu no seguimento do contacto estabelecido entre as delegações da Guiné Bissau e de Portugal, durante a 5.ª Conferência Hidrográfica Internacional Extraordinária que decorreu no Mónaco entre 6 a 10 de outubro de 2014.

Durante o período da visita, a delegação passou pelas divisões da Direção Técnica – nomeadamente a Hidrografia, Navegação, Oceanografia, Centro de Dados Técnico-científicos, pelos laboratórios de Geologia Marinha e a Química e Poluição do Meio Marinho, pela Escola de Hidrografia e Oceanografia, pela Base Hidrográfica, pelo Centro de Instrumentação Marítima e pela Brigada Hidrográfica, onde foram apresentadas as atividades em curso e as capacidades e meios disponíveis que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico ligado ao mar.

A Delegação visitou ainda a Direção de Faróis, o Instituto de Socorros a Náufragos, e o NRP D. Carlos I, onde tomaram conhecimento das respetivas estruturas funcionais, meios e competências, dentro da esfera de responsabilidades de cada uma das suas missões.

A visita terminou com uma reunião final de trabalho conjunta entre os representantes do Instituto Hidrográfico e do Instituto Marítimo Portuário da Guiné Bissau, e a Assinatura do Livro de Honra pelo Presidente deste instituto, Comandante Carlos da Silva, onde aproveitou para agradecer a visita proporcionada e o interesse numa futura cooperação institucional.

O objetivo principal desta visita consistiu no estabelecimento das bases de um plano de cooperação referente à formação, treino e edificação de capacidades na área da Hidrografia, levantamentos hidrográficos, produção e atualização cartográfica.

 

Visita da Delegação do Instituto Marítimo Portuário da República da Guiné Bissau
  2017-03-31    593 / 593 / 235360;