topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Disponibilização da Cartografia Electrónica de Navegação - Série fluvial da Via Navegável do Douro

A Via Navegável do Douro (VND), com cerca de 210 km de extensão, é uma das vias de comunicação, de transporte e de desenvolvimento mais importantes de Portugal.

Sob a gestão da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA (APDL), tem sido promovida e incentivada a navegação desta Via (http://douro.apdl.pt/f?p=100:1:8716473046817), tendo o Instituto Hidrográfico (IH) assumido, através de um acordo de cooperação institucional, um papel fundamental na aquisição de informação batimétrica e de dados ambientais que permitiram a elaboração de estudos, a redefinição do canal de navegação, a elaboração dos projetos de assinalamento maritimo da Via e a elaboração de cartografia náutica fluvial, essenciais para o projeto “Douro’s Inland Waterway 2020” e, consequentemente, para o reforço das condições de segurança e de gestão da navegação.

A cartografia náutica fluvial no formato de papel e já publicada, é constituida por 6 cartas num total de 57 folhas, que podem ser adquiridas na Loja do Navegante (http://loja.hidrografico.pt/ln/).

A cartografia eletrónica de navegação fluvial é constituida por 54 células e podem ser descarregadas gratuitamente em http://www.hidrografico.pt/vn.douro. Deste modo, torna-se possível conhecer e usar o Douro em segurança. Relembra-se a necessidade de verificar a existência de avisos aos navegantes que afectem as cartas disponibilizadas, assim como, a verificação, por parte dos navegantes, se tem na sua posse a versão mais recente das cartas.

  2019-11-26    350 / 349 / 240765;