topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Reunião bilateral entre o Instituto Hidrográfico de la Marina de Espanha e o IH

Entre 24 e 25 de outubro de 2019, realizou-se, nas instalações do Instituto Hidrográfico (IH), a reunião bilateral entre o Instituto Hidrográfico de la Marina de Espanha (IHM) e o IH. Esta reunião, de carácter anual, tem como objetivo principal planear e definir ações de cooperação, dando continuidade à colaboração entre os dois institutos.  

As ações definidas visam a partilha de conhecimento, procedimentos e experiência, no sentido de melhorar a capacidade de resposta nas atividades sob sua responsabilidade, bem como a otimização dos recursos disponíveis e consequente redução da despesa, em trabalhos efetuados em áreas de interesse comum.

É de realçar, como bom exemplo, a execução de trabalhos hidrográficos conjuntos e complementares nos rios Guadiana e Minho, que permitiram a coprodução da carta náutica da Foz do Guadiana,  e o planeamento uma nova edição da carta náutica da Foz do Minho.

Outros temas, como a formação especializada, ou ações no âmbito da representação dos estados na Regiões Hidrográficas da Organização Hidrográfica Internacional, foram assuntos também considerados que permitem fortalecer as boas relações de cooperação entre institutos e de grande importância nas respetivas atividades.

  2019-10-29    221 / 220 / 241203;