topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Final da campanha de levantamentos geofísicos entre Sagres e Albufeira

Após 2 semanas e meia de levantamentos geofísicos, a bordo da lancha hidrográfica NRP “Andrómeda”, já foram adquiridas 67 linhas de reflexão sísmica, totalizando mais de 600 km de registos. Estes perfis, de elevado valor científico, apresentam aspetos geológicos bastante peculiares, tendo já sido possível delimitar bacias sedimentares geradas em diferentes contextos geológicos.

A variabilidade encontrada na cobertura sedimentar que carateriza a margem continental portuguesa, é o objeto de estudo do programa SEDMAR (acrónimo de “Mapeamento dos sedimentos marinhos”) e reforça a necessidade urgente de, com uma abordagem multidisciplinar, caraterizar e compreender a evolução dos processos dinâmicos que afetam os fundos marinhos.

A missão acaba esta 6ªfeira, dando por terminada, com evidente sucesso, a aquisição de dados de reflexão sísmica entre Sagres e Albufeira. O navio ir-se-á preparar para outra missão, com outros objetivos, outra equipa técnica e noutro local da margem portuguesa, enquanto os geólogos continuarão, agora em gabinete, a processar e interpretar os dados adquiridos.

  2019-10-25    183 / 182 / 235293;