topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Dia do IH

No dia 27 de setembro o Instituto Hidrográfico celebrou o seu 59º aniversário. Foi um dia especial em que se promoveram diversas atividades além da tradicional cerimónia de imposição de condecorações e entrega de lembranças aos colaboradores mais antigos.

Neste dia, o Diretor-geral, contra-almirante Carlos Ventura Soares, inaugurou uma exposição com o título “Medir o Tempo, medir o Mundo, medir o mar” patente na sala de exposições até ao dia 24 de outubro. Esta exposição resulta de uma colaboração especial da Sociedade Portuguesa de Matemática.

A segunda iniciativa teve lugar no Auditório Duarte Pacheco onde se realizou uma Sessão de Divulgação da Matemática, com apresentações de três convidados divulgadores desta ciência. A primeira apresentação “Matemática, Navegações e Hidrografia no século XVI” ficou a cargo do Doutor Bruno Almeida, a segunda “A génese da hidrografia científica em Portugal” foi proferida pelo CMG RES Costa Canas e a terceira “A Matemática, aqui e ali” pelo Professor José Paulo Viana. Houve ainda tempo para a exibição de um pequeno filme de atividades do Instituto Hidrográfico onde se usa a matemática, não relacionadas com a Direção Técnica (onde se usa obrigatoriamente).

No alinhamento do programa, seguir-se depois a cerimónia formal de imposição de condecorações e de entrega de lembranças aos funcionários civis que completam 35 e 15 anos de serviço. Naturalmente tudo terminou com o tradicional almoço convívio.

Daqui a um ano comemoramos 60 anos, vamos já começar a preparar o grande evento.

  2019-10-02    255 / 254 / 235329;