topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento topo-hidrográfico Açores Grupo Ocidental

Uma equipa da Brigada Hidrográfica (BH), constituída por 4 elementos, desembarcou do NRP D. Carlos I, juntamente com a lancha hidrográfica “Mergulhão” no dia 19 de julho de 2019 ao largo da Ilha das Flores para realizar levantamentos topo-hidrográficos nas ilhas das Flores e do Corvo.

Após assegurada a logística na ilha do Corvo e as boas condições METOC, realizou-se no dia 26 de julho o trânsito das Flores para o Corvo.
A Equipa da BH, durante o período de permanência nas Flores aproveitou para testar e afinar a embarcação de sondagem, instalar um marégrafo e realizar levantamentos topo-hidrográficos.

A área prioritária de sondagem na ilha do Corvo, porto da Casa, já se encontra concluída juntamente com a topografia do Porto e a coordenação das ajudas à Navegação.

Nos próximos dias a equipa da BH vai realizar levantamentos hidrográficos em volta da ilha do Corvo, desde a cobertura realizada o ano passado pelo NRP Almirante Gago Coutinho até a batimétrica dos 10 metros.

As maiores dificuldades sentidas durante a missão incidem no emprego do meio de sondagem face às rápidas alterações das condições meteorológicas e oceanográficas que também condicionam a projeção da logística entre ilha.
Apesar destas dificuldades, já esperadas do Grupo Ocidental, a equipa encontra-se motivada pela missão e pelo acolhimento das gentes que esta pequena Ilha do Corvo tem oferecido, realçando também a sua beleza natural única.

  2019-08-02    420 / 419 / 235377;