topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Concluída a última fase da missão no arquipélago da Madeira

Desde o dia 6 de maio que uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico se encontra a bordo do navio NRP Almirante Gago Coutinho para realizar uma missão na área da Região Autónoma da Madeira.

Nas duas primeiras fases da missão foram realizados trabalhos de monitorização dos areeiros na costa sul da ilha da Madeira e de mapeamento dos sedimentos marinhos, na costa norte de Porto Santo.

De seguida, entre 25 e 27 de maio, o navio deslocou-se às Selvagens, com dois biólogos do CIIMAR Porto para o avistamento de cetáceos e alunos da Universidade da Madeira no âmbito de uma visita de estudo.

Por fim, já no dia 28, procedeu-se à recolha das estruturas fundeadas para obtenção de dados oceanográficos e houve ainda oportunidade de receber a bordo a visita do Comandante da Zona Marítima da Madeira, a acompanhar a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, e uma equipa de dois jornalistas da RTP Madeira para recolha de imagens e entrevistas tendo em vista a realização de um documentário.

Após mais de 430 horas de navegação e 600 horas de missão o navio encontra-se agora em trânsito, rumo à Base Naval de Lisboa.

  2019-05-30    159 / 158 / 241085;