topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Sabia que… navegar em segurança é uma responsabilidade partilhada?

A segurança da navegação é uma responsabilidade partilhada! Com efeito, os passageiros, os outros navegantes e as autoridades confiam que o patrão da embarcação, nos preparativos para a viagem e a navegar, possui os elementos náuticos necessários e atualizados para manobrar a sua embarcação rumo a bom porto. Como contributo para isso, o IH disponibiliza:

O navegante deve ter a bordo as últimas edições da Carta Náutica de menor escala e as Publicações Náuticas que cobrem a área onde navega.

As Cartas e Publicações Náuticas podem ser adquiridas no Instituto Hidrográfico, através da Loja do Navegante (http://ln.hidrografico.pt/pt/ ) ou nos seus revendedores oficiais. Estas devem estar atualizadas dos Avisos aos Navegantes (AN), que são divulgados pelo Instituto Hidrográfico através da publicação “Avisos aos Navegantes – Grupos Mensal”, disponível através do serviço ANAVNET em http://anavnet.hidrografico.pt . O serviço ANAVNET permite obter, selecionando determinada carta ou publicação, a listagem com todos os AN a introduzir.
Para maior comodidade, o IH dispõe de um serviço gratuito, denominado “Avisos de Atualização de Documentos Náuticos”, onde o navegante recebe, via e-mail, a informação sobre todos os AN que afetam as Cartas e Publicações Náuticas que tem em sua posse, facilitando a atualização das mesmas. Este serviço pode ser obtido mediante a inscrição na Loja do Navegante, ou através de registo em www.hidrografico.pt .

Pode consultar as previsões da agitação marítima disponíveis no portal da Internet do Instituto Hidrográfico, acedendo aos produtos “Qual é a tua Onda?” (http://www.hidrografico.pt/qual-e-a-tua-onda.php ) e/ou na aplicação “Hidrográfico” para plataformas Android https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.hidrografico.android.produtos ).

Os registos atualizados da agitação marítima, podem ser obtidos a partir da rede de bóias (http://www.hidrografico.pt/boias-ondografo.php ).
As previsões de alturas de maré estão disponíveis em : (http://www.hidrografico.pt/previsao-mares.php  e http://www.hidrografico.pt/download-tabelas-mare.php );

No portal do Instituto Hidrográfico (http://www.hidrografico.pt/ ) pode obter outras informações sobre serviços úteis ao navegante, como:

Cartas e publicações náuticas
Informação da agitação marítima e marés
Serviços de Apoio ao Navegante

    -O Apoio à Navegação (http://www.hidrografico.pt/apoio-aos-navios.php );
    -O Planeamento de Viagens Marítimas (http://www.hidrografico.pt/apoio-planeamento-viagens-travessias.php ).

Sabia que… navegar em segurança é uma responsabilidade partilhada?
  2017-03-30    279 / 279 / 240128;