topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Diretor da Escola de Hidrografia e Oceanografia realiza Workshop na Colômbia

Em Junho de 2018 o CMG Leonel Pereira Manteigas, Diretor da Escola de Hidrografia e Oceanografia (EHO) do Instituto Hidrográfico (IH), assessorou a Escola Naval da Colômbia (ENAP) na preparação da submissão do programa de um curso de hidrografia, ao International Board on Standards of Competence for Hydrographic Surveyors and Nautical Cartographers (IBSC).

O curso foi recentemente reconhecido com a categoria A, a mais elevada.

Para preparar a sua implementação, a ENAP solicitou a colaboração do Cte. Manteigas na realização de um workshop que decorreu em Cartagena das Índias, entre os dias 4 e 8 de dezembro.

Neste workshop participaram a Escola Naval da Colômbia, o Centro de Investigação Oceanográfico e Hidrográfico e a Escola de Sargentos e Praças da Marinha da Colômbia. Para além da experiência da Escola de Hidrografia e Oceanografia do IH, uma Instituição com cursos de hidrografia reconhecidos internacionalmente desde 1983, foram abordados assuntos relacionados com a implementação inicial dos cursos e com uma estratégia de médio prazo, para a afirmação da Escola Naval da Colômbia como um centro de formação em hidrografia de referência, em espanhol, a nível regional e global.

  2018-12-14    175 / 174 / 240791;