topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Tomada de Posse do Chefe da Brigada Hidrográfica nº. 1

A cerimónia da tomada de posse do atual Chefe da Brigada Hidrográfica n.º 1, capitão-de-fragata Ricardo Cordeiro de Almeida, em substituição do capitão-de-fragata Delgado Vicente, realizou-se a 13 de janeiro de 2017, tendo sido presidida pelo Diretor-geral do Instituto Hidrográfico (IH), Contra-almirante Coelho Cândido, na presença da guarnição da Brigada Hidrográfica, e respetivos militares e civis do IH.

O atual chefe da Brigada Hidrográfica n.º 1, CFR Cordeiro de Almeida, da classe de Marinha, especializado em Hidrografia, com um mestrado em Geodesy and Geomatics Engineering, na Universidade de New Brunswick, em Fredericton, no Canadá, exerceu, estes últimos anos, funções na Divisão de Hidrografia do IH.201

O capitão-de-fragata Delgado Vicente chefiou a Brigada Hidrográfica durante mais de quatro anos, com especial destaque neste último ano, para os levantamentos topo-hidrográficos na Via Navegável no Rio Douro, os levantamentos hidrográficos em cabo Verde e no Arquipélago dos Açores. No âmbito das atividades da equipa Hidrográfica de Intervenção Rápida, coordenou diversas operações, em situações de emergência e em exercícios.

No âmbito da componente pedagógica, realça-se o acompanhamento dos estágios dos oficiais e sargentos dos cursos de especialização em hidrografia.
Na sua intervenção, o Diretor-geral realçou a capacidade e prontidão da Brigada Hidrográfica, sendo de extrema importância para a ciência do mar ao serviço da Marinha e do país.

A Brigada Hidrográfica executa trabalhos, no mar e em terra, nas áreas da Hidrografia, Oceanografia e Topografia, com vista à recolha de informação, ou prestando apoio a outras atividades no mar.

Tomada de Posse do Chefe da Brigada Hidrográfica nº. 1
  2017-05-10    277 / 277 / 241217;